sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Amor: Psicólogos identificam seis formas diferentes de amar

O ser humano é dotado de seis diferentes estilos de amar, defendem psicólogos sociais. Altruísta, romântico, lúdico, pragmático, possessivo e cooperativo são as formas do amor definidas pelos especialistas.

A forma como se ama depende de vários factores, como personalidade, cultura e educação, mas geralmente os indivíduos combinam dois ou três estilos, embora um tenda a predominar.
A esta conclusão já tinha chegado um estudo em 1970, mas a premissa ainda é válida, garante Nelson Lima, coordenador nacional do Instituto de Inteligência.

"Actualmente ensina-se mais sobre as relações sexuais do que sobre as relações amorosas. Os jovens sabem mais sobre sexo do que sobre amor. E isto influencia o seu comportamento no mundo. É de prever que no futuro os divórcios tendam a aumentar e a própria instituição do casamento, tal como a conhecemos hoje, desapareça", considera o investigador citado pela Lusa.

A forma de amar tem-se alterado ao longo dos tempos. Hoje - mais ligado ao racional - "já não provoca escravidão como antes da época do Romantismo", altura em que era sinónimo de paixão refere Nelson Lima.

Actualmente, o sofrimento é mais limitado e um amor que não seja para toda a vida deixou de ser um drama para a maioria das pessoas, sendo uma tradução prática o aumento dos divórcios.

Por outro lado, os divórcios deixam os filhos menos preparados para relacionamentos duradouros, acrescentam os especialistas.

Mas o estilo de amar de cada um será também, em parte, influenciado pela forma como o outro actua dentro da relação, conclui o investigador.


Seis amores:

O romântico
O estilo romântico aparece na adolescência e envolve paixão, unidade, atracção sexual, e ainda provoca casos de perdição. Em caso de fracasso ainda pode levar ao suicídio.

O possessivo
Quanto ao estilo possessivo, os psicólogos referem ser um amor determinado pelo ciúme e que provoca emoções extremas e comportamentos obsessivo-compulsivos, exigindo do outro constante atenção. Em momentos de crise prejudica a vida familiar e profissional.

O cooperativo
O estilo cooperativo nasce geralmente de amizade anterior e antiga e é alimentado por hábitos e interesses comuns.

O pragmático
Já o estilo pragmático é característico das "pessoas práticas, disciplinadas e disciplinadoras, com uma educação, por vezes, austera" que podem minimizar ou reprimir o sentimento, não sendo dadas a manifestações expressivas de carinho.

O lúdico
O estilo lúdico assenta na conquista e na busca de emoções passageiras e é muito frequente em jovens adultos, em especial homens.

O altruísta
Por fim, o estilo altruísta é seguido por pessoas dispostas a anular-se perante o outro, tendendo a "isolar-se num mundo onde, na sua imaginação, só cabem os dois ainda que o outro pense e actue exactamente ao contrário".


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Quem é você?

Uma filha se queixou ao pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela.

Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar. Parecia que assim que um problema estava resolvido, outro surgia.
Seu pai levou-a até a cozinha, encheu três panelas com água e colocou cada uma em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver.

Em uma ele colocou cenouras, em outra colocou ovos e, na última, pó de café.

Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.

A filha esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.

Cerca de vinte minutos depois, ele apagou o gás. Pescou as cenouras e as colocou em uma tigela. Retirou os ovos e, então, pegou o café.

Virando-se para ela, perguntou: “O que você está vendo?”

“Cenouras, ovos e café”, respondeu.

Ele pediu para que ela experimentasse as cenouras. Ela notou que as cenouras estavam macias.

Ele, então, pediu-lhe que pegasse o ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso e perguntou: “O que isto significa, pai?”

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.

A cenoura entrara forte, firme e inflexível. Mas, depois de ter sido submetida à água fervendo, amolecera e se tornara frágil.

Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior, mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.

O pó de café, contudo, era incomparável. Depois de colocado na água fervente, havia mudado a água.

“Qual deles é você, minha filha?” Perguntou o pai.

Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde?
Você é uma cenoura, um ovo ou pó de café?

Você é como a cenoura, que parece forte, mas com a dor e a adversidade murcha, se torna frágil e perde suas forças?

Ou como o ovo, que começa com um coração maleável, mas depois de alguma dificuldade se torna mais difícil e duro?

Ou será que você é como o pó de café? Ele muda a água fervente, a coisa que está trazendo a dor, para conseguir extrair dela o máximo de seu sabor.
Quanto mais quente estiver a água, mais gostoso se torna o café. Quando as coisas se tornam piores, você se torna melhor e faz com que tudo em torno de você também melhore.

Como você lida com a adversidade?

NÃO SOFRA POR ANTECEDÊNCIA Concentre-se no agora, em vez de projetar acontecimentos futuros

Viramos escravos de nossa mente. Mesmo com tantos afazeres, perdemos a maior parte do dia e às vezes da noite, imaginando o que vamos fazer ou o que fizemos.

Com que frequência você realmente aproveita as situações da sua vida? Intervalos ou fins de semana são feitos para descansar sua mente e recarregar as energias? Ou você continua com a mesma atividade mental? Seja muito sincero...Pois é, a maioria é assim. Nossa sociedade não nos ensina que é bom vivenciar cada coisa de uma vez.

Alguns anos atrás decidi virar minoria e comecei a mudar todos os meus hábitos mentais. Ainda estou mudando, afinal leva um tempo para reprogramar o inconsciente ou mesmo ver que posso fazer diferente. E se eu posso, você também pode - se quiser. Vale a pena.

A primeira coisa que faz a diferença, é que cada atividade receba atenção integral. Assim meu cérebro não se cansa pensando tanto. Além disso, por estar mais presente, percebo muito melhor as novas oportunidades que surgem à minha volta. Só com esta pequena mudança, que é dificílima de manter, me tornei mais alegre, confiante e disposta. Mesmo assim, ainda me pego repetindo padrões de comportamentos que tiram energia.

Ainda hoje, por exemplo me peguei imaginando milhares de opções relacionadas ao início de uma crise familiar. Claro que quando se fala em família tudo fica ainda mais difícil. O problema inicial nem é meu, mas me afeta diretamente. As perguntas que me peguei fazendo (e que eu mesma tentava responder) eram: O que poderia estar acontecendo com os envolvidos neste momento? Como? O que vai acontecer no futuro? A partir disso, minha mente começou a criar desde soluções simples até mesmo trágicas. Veja você, que loucura! Quando finalmente me peguei, fiquei horrorizada com os sentimentos que estavam sendo vivenciados por mim. Meu coração acelerado e minha face tensionada. Eu estava criando reações químicas desagradáveis para meu corpo físico.

Pense em termos de moléculas ou células. A cada alteração química, produzida pelos meus pensamentos, tudo é alterado em meu campo energético, celular e molecular. Então, o que eu estava fazendo comigo? Sofria por antecedência. Para que, nem eu sei. Mas com certeza eu estava fazendo uma simbiose inútil, pois não poderia adivinhar os próximos acontecimentos, como nunca posso. Minha mente é sempre inadequada para prever o que quer que seja. E depois, que arrogância a minha querer resolver um problema que neste caso nem me pertence!

O estresse, a preocupação, a ansiedade são sempre medos que tem suas causas no excesso de futuro e falta de presente. A mesma coisa acontece com a culpa, o ressentimento, a tristeza. Todos esses sentimentos são causadas pelo excesso do passado e pouca presença.

Vejo diariamente a dificuldade que nós humanos temos em nos livrar dos resultados do passado e a projeção disso em nosso futuro. Se vivêssemos mais atentos com o presente, arrisco dizer que boa parte de nossos problemas ou todos eles, durariam menos ou simplesmente não existiriam. Em outras palavras, seria bem mais fácil viver.

Bom, o que tive que fazer rapidamente foi, respirar fundo, soltar o ar e admitir minha humanidade. Depois libertar minha mente, voltando o mais rápido possível para o agora. Claro que não foi de imediato que consegui silenciar o desnecessário e inadequado, mas depois de anos de treino, após alguns poucos minutos,EU voltei ! A paz e o equilíbrio também.

Como eu fiz isso? Utilizei uma técnica simples, que pode e deve ser usada sempre que você se pegar vivendo só no mental. Acompanhe:

  • 1Comece respirando fundo.
  • 2Em seguida, preste atenção a tudo à sua volta. O que vê, cheira, toca e escuta? O que está acontecendo neste exato momento?
  • 3Agora direcione sua atenção para o seu corpo. Como ele está? O que seus olhos estão vendo? Quais sensações está percebendo?

Quanto mais firme e determinado for, mais presente estará. Garanto que após alguma insistência, você vai acabar controlando o ritmo mental e sentir-se mais calmo. Esta tranqüilidade aos poucos mostrará sua posição interna perante o que esta acontecendo. E é só isso que basta saber.

Quer fazer um pequeno teste? Esqueça todas as situações e emoções e por um instante preste atenção na sua vida agora, neste instante em que lê este texto. Perceba estes momentos que se seguem, onde a vida realmente se manifesta. Preste atenção no agora. Viver só é possível neste momento presente. O passado acabou, não existe mais. E o futuro será o reflexo do que vivemos. Então, observe o seu presente e se pergunte: como eu estou agora e o que quero para o meu futuro?

Este é o segredo do bem-estar. Aja sempre no agora.Aceite e identifique tudo que está acontecendo, para poder no próximo momento presente, transformar tudo se for preciso.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O que realmente ELES querem DELAS ?

Homens por natureza é reprodutor,caçador,machista,amante e competitivos na maior parte do tempo.Desperta desejo é fácil e mts vezes neh é tão sutil,mas quando tem prudência,honestidade tem a tendência de reprimir tais desejos....


Bom Finalmente você vai descobrir a verdade sobre o que os homens desejam num relacionamento, no amor e nas mulheres.

Já algum homem lhe disse “Eu não estou pronto para um relacionamento sério” ou “Eu preciso da minha liberdade”?

Os homens dizem isto a toda a hora… mas qual o VERDADEIRO significado dessas palavras. Você sabe o que os homens queremquando estão conhecendo uma mulher? E você consegue transformar esta distancia e resistência, para criar mais intimidade e um relacionamento melhor?

O Que os Homens Querem

Entender o que os homens desejam, é a primeira coisa que você deve fazer. Você tem de PARAR de ouvir as palavras dele… e tem de começar a tomar atenção do que se está passando a um nível mais profundo e ver como ele se sente. Como você sabe, o que se vê à superfície muitas vezes não é o que se passa lá dentro.

Aqui está a verdade sobre o que os homens desejam:

A maioria dos homens NÃO SABE O QUE QUEREM de uma mulher e de um relacionamento. Eles só sabem o que SENTEM quando estão com uma mulher, e sabem se querem mais desse sentimento ou não.

Parece ridículo por se tão simples, mas é assim que a maioria dos homens funciona no que toca ao PORQUÊ de começar uma determinada mulher ou um relacionamento.

Infelizmente, muitas boas mulheres tentam criar um bom relacionamento com um homem… fazendo todos os possíveis para o tornar feliz para que ele fique com elas… esse segredo é uma coisa que causa MUITA dor e frustração… É porque você não sabe o que os homens realmente querem.

O SEGREDO é que a maioria dos homens QUEREM um relacionamento com uma mulher espetacular.

Escute, o que os homens querem mais no mundo é fazer a sua mulher feliz. MAS… (e isto é muito importante) os homens querem um relacionamento com uma mulher que já tem uma 100 qualidades que um homem nunca falou e provavelmente nunca consegue descrever mesmo se você perguntasse. Os homens sabem o que querem quando EXPERIENCIAM o que querem.

E quanto um homem finalmente sentem e experienciam o que é ter a mulher certa para eles, ele fica rapidamente envolvido emocionalmente e ele pára de RESISTIR para um relacionamento fixo e longo… Além de ele parar de resistir ele vai voltar para você e querer estar contigo.

Então eu vou traduzir para você o que os homens realmente desejam… Se um homem diz para você, “Agora eu preciso de estar sozinho”, o que ele REALMENTE quer dizer é:

“Eu quero uma mulher que me faça SENTIR melhor quando estou com ela do que me sinto quando estou solteiro. E eu não estou sentindo isso contigo.”

Ou quando um homem diz, “Eu não estou preparado para um relacionamento”, isto não significa que ele não consegue ter um relacionamento sério.

Normalmente isso quer dizer que ele não quer um relacionamento contigo. A prova disso é a quantidade de homens que dizem a uma mulher que não estão “prontos” para um relacionamento… mas depois eles casam outra mulher que conheceram há 6 meses atrás…

Os homens são imprevisiveis e parece que não fazem nenhum sentido mas não tem de ser assim. Só é assim até você perceber os homens e o que eles desejam.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Palpite - Adriana Calcanhoto




Palpite

Adriana Calcanhotto

Composição: Vanessa Rangel

To com saudade de você
Debaixo do meu cobertor
De te arrancar suspiros
Fazer amor.
To com saudade de você
Na varanda em noite quente
E do arrepio frio que dá na gente
Truque do desejo,
Guardo na boca o gosto do beijo

Eu sinto a falta de você


Homens como antigamente





Já não existem mais
homens
como antigamente, nem mesmo os mais experientes se comportam como costumavam se comportar.Será que fomos nós mulheres com a nossa mania de querer independência e igualdade em tudo? Será que foram as feministas? Será que foram os homens que mudaram? Sei lá, só sei que raramente encontro homens gentis e cavalheiros, e quando encontro fico até sem graça haha.Já não estava acostumada de abrirem a porta do carro para mim, de receber flores e coisas do gênero.

Os homens brasileiros e israelenses são bem mal educados nessas horas, mas os russos, por mais defeitos que tenham (assunto para outro post) são todos muito cavalheiros e alguns argentinos também (por incrível que pareça).

Boas lembranças de quando seguravam minha mão para descer do carro, se preocupavam para que eu não sentasse em lugares frios e coisas do tipo.

Mulher quer independência e liberdade, mas adora ser paparicada!