segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tribos sacrificam bebês deficientes e de mães solteiras (Parte 1)

DOMINGO ESPETACULAR - CRIANÇAS CRIADAS POR ANIMAIS 1/2

NOTÍCIA : Casal homossexual é agredido por skinheads na Praça da Liberdade.

Em quatro dias, este foi o segundo caso de agressão envolvendo o grupo dos "carecas" no local


A Praça da Liberdade volta a ser palco de intolerância e preconceito envolvendo a tribo conhecida como skinhead. Na noite desta quarta-feira, dois jovens homossexuais foram agredidos por dois rapazes, entre eles um adolescente de 17 anos, que, segundo a polícia, pertencem ao grupo dos "carecas", como são conhecidos, e declaram ódio aos homossexuais. Uma das vítimas foi atingida por um golpe de canivete.


De acordo com a Polícia Militar, as vítimas contaram que, por volta das 20h, trocavam carícias na praça, próximo ao coreto, quando foram surpreendidos pela dupla, que os atacou com socos e chutes. Após a agressão, o dupla fugiu. Porém, um deles voltou próximo às vítimas para buscar um pé de tênis que perdeu durante o ato covarde.

A polícia foi chamada e conseguiu deter os agressores. O agressor teria afirmado aos policiais que, ao voltar para buscar o tênis, se armou com o canivete pois teve receio de que o casal tentasse revidar a agressão. Ele provocou um pequeno corte no ombro da vítima. Segundo a PM, a dupla negou ser skinhead, mas têm o estilo do grupo e com eles foi apreendido um soco inglês.

As vítimas e os supostos skinheads foram levados para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (Cia-BH). A identidade deles não foi revelada pela polícia.

Este foi o segundo caso de agressão envolvendo skinheads em menos de uma semana na capital mineira. Na madrugada do último sábado, dois skinheads foram atacados por um grupo de punks. Feridos a faca, eles foram levados para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, sendo que um deles precisou ser submtido a uma cirurgia. Um rapaz foi detido suspeito de ter participado da agressão, mas negou envolvimento no caso.

Frequentadores da praça revelaram que os skinheads estão usando as redes sociais para planejar um ataque na Praça da Liberdade contra os punks, numa tentativa de vingar o ocorrido no sábado. A polícia vai investigar a denúncia.

sábado, 24 de setembro de 2011

SAÚDE: Quais os benefícios proporcionados por cada grupo de fruta?

Foto: Dreamstime

Assim como os vegetais, as frutas fazem muito bem à saúde, precisam ser consumidas diariamente e proporcionam benefícios específicos de acordo com a sua cor. Por isso, a nutricionista Noadia Lobão, em entrevista à revista VIVA!MAIS, elencou as propriedades de cada grupo.

Brancas (banana, maçã, pera)
Ricas em minerais, carboidratos e vitamina B6.Boas para os ossos e para o sistema imunológico.

Amarelas ou laranjas (mamão, manga, abacaxi, laranja, maracujá)
Contêm betacaroteno, vitamina C e são antioxidantes. Retardam o envelhecimento, protegem o sistema nervoso e o coração.

Vermelhas (morango, goiaba, melancia, acerola)
Previnem o estresse e estimulam a circulação, pois são ricas em vitamina C e em antioxidantes.

Roxas (uva, ameixa, amora)
Têm ácido elágico, que atrasa o envelhecimento e também oferece ação anti-inflamatória.

Verdes (abacate, limão, uva)
Suas vitaminas e cálcio protegem o coração, o cabelo e a pele.

BEM-ESTAR :Quais os principais vilões da criatividade?

Foto: Dreamstime

Se em alguns momentos do dia ou há tempos você tem sentido a sua criatividade bloqueada, está na hora de rever alguns de seus hábitos rotineiros.

Isso porque, segundo Daniel Goleman, Paul Kaufman e Michael Ray, autores de “O Espírito Criativo”, certas atitudes do nosso dia a dia minam o fogo criativo que carregamos. Veja abaixo seis das mais importantes listadas pela revista BONS FLUIDOS e mude!

1. Rigidez
Quando vemos apenas a forma óbvia de encarar um problema, o que é a mesma atitude cômoda com que sempre refletimos a respeito.

2. Autocensura
Aquela voz interior do julgamento, que confina nosso espírito criativo aos limites que consideramos aceitáveis, segundo nossas crenças.

3. Baixa tolerância à frustração
As pessoas muitas vezes fracassam não porque os problemas sejam insolúveis, mas porque elas desistem antes do tempo.

4. Controle
Quando aceitamos o fato de que a mente continua a buscar respostas, estejamos pensando ou não conscientemente no assunto.

5. Estresse
As tensões que reduzem o fluxo de ideias por meio da mente são semelhantes às que restringem fluxo de sangue pelos músculos.

6. Insegurança
Muitas vezes as pessoas desistem porque tem medo exagerado de errar. Todavia, se não nos arriscarmos e não errarmos, deixaremos de aprender ou de criar alguma coisa nova e original.

7. Pressa
Nada mais improdutivo do que sermos interrompidos no meio de um processo e não temos tempo de obedecer ao próprio ritmo.

SAÚDE: Quais os principais mitos e verdades sobre conjuntivite?

Foto: Dreamstime

Ultimamente, a conjuntivite tem atacado pessoas no país todo, principalmente em São Paulo. Por isso, é hora de saber mais sobre essa infecção e desvendar os principais mitos que costumam circular por aí ao longo da temporada de epidemia.

Confira os esclarecimentos feitos pelo oftalmologista Luís Paves à revista ANAMARIA e tire suas principais dúvidas

1. É contagiosa
VERDADE, mas só quando é causada por vírus ou bactéria. A viral causa lacrimejamento, secreção esbranquiçada, coceira e fotofobia (sensibilidade à luz). Ela ocorre com mais frequência no inverno e a pessoa transmite o vírus por até 12 dias após o início dos sintomas. Já a bacteriana causa vermelhidão, secreção amarelada e com pus, dor e pálpebras inchadas. Essa é mais comum no verão.

2. É transmitida pelo ar
MITO. A conjuntivite infecciosa é transmitida com beijos no rosto, apertos de mão ou uso compartilhado de objetos contaminados, como roupa de cama, toalhas e maquiagem.

3. Melhora com compressa
VERDADE, mas o alívio é temporário. Nos casos de conjuntivite alérgica, isso diminui a irritação.

4. Água boricada cura
MITO. Esse líquido resseca as pálpebras e pode causar alergia. O ideal é fazer compressas com água filtrada.

5. Só ocorre no verão
MITO. Aparece o ano todo: o que varia é o modo de contaminação.

6. Compressa de leite materno ajuda a curar
MITO. Os anticorpos presentes no leite materno não produzem nenhum efeito nos olhos, muito menos nos de quem está com conjuntivite.

Previna-se

- Mesmo que os olhos estejam irritados, evite coçá-los. Se não puder resistir, passe delicadamente as costas das mãos limpas e lave em seguida.

- Troque lençóis, fronhas e toalhas diariamente até ter se curado.

- Nunca compartilhe maquiagens, em especial esponjas de sombra, rímel e delineadores.

Saúde <-> Higiene: É possível contrair alguma doença ao sentar em sanitários públicos?


Se existe uma lição muito comum à maioria das mulheres é a de não sentar no vaso sanitário, quando se trata de um banheiro público. Mas será mesmo que esse contato gera algum tipo de risco à saúde?

De acordo com o ginecologista Fábio Russomano, da Fundação Oswaldo Cruz, em entrevista à revista NOVA, as chances de se contrair alguma DST é muito remota nesse caso. “Encostar-se a um local contaminado não determina a infecção, já que o vírus precisa penetrar nas camadas mais profundas da mucosa que reveste o colo uterino ou da pele”, explica. Além disso, a mulher não chega a encostar a vagina no local.

Entretanto, apesar das doenças ginecológicas estarem descartadas, as dermatológicas não estão. Micoses ou infecções de pele podem aparecer devido ao contato com fungos ou bactérias. Por isso, continua sendo importante não sentar e, se possível, usar os protetores descartáveis de acento.

Vale lembrar ainda de passar sempre o papel higiênico da frente para trás. Esse acerto na direção evita que você mesma carregue resíduos fecais para a vagina e a uretra, provocando infecções. “Em apenas 1 grama de fezes temos 1 bilhão de bactérias, inofensivas, desde que não tenham acesso ao canal urinário”, explica o Dr. Marcos Caseiro.

Higiene:Como evitar o cheiro de chulé?

Na lista dos odores desagradáveis, o chulé não poderia ficar de fora. Ele é resultado da proliferação de bactérias em ambientes quentes e úmidos, que causam transpiração.

Segundo reportagem da revista SAÚDE, as bactérias acabam alimentando-se do suor e, depois, usam o pé como banheiro. “Sim, se seu pé está com um cheio insuportável, é porque está repleto de fezes de micro-organismos”. Além do cheiro, o chulé gera também uma camadinha gelatinosa, causada pelo excesso de pele morta.

É importante saber ainda que alergias e inflamações na pele facilitam a instalação desses micróbios que provocam a fedentina. A notícia boa é que é possível evita-lo! Para isso, siga algumas dicas abaixo:

- Lave os pés com sabonete antibactericida.

- Enxugue bem entre os dedos com uma toalha seca.

- Troque sempre de meia – mesmo que só tenha usado para uma passeadinha.

- Seque a parte interna dos sapatos com papel toalha.

- Se usar tênis, ponha meia. De preferência de algodão.

- Limpe o sapato por dentro com sabão neutro e deixe secar no sol.

- Coloque o calçado em local arejado durante 48 horas antes de usá-lo novamente.

Agora, se você tem sofrido com o problema, faça uma compressa de dez minutosnos pés com uma mistura de 10 folhas de sálvia e 1 litro de água. A sálvia ajuda a reduzir a transpiração excessiva.

CORPO: Como amenizar as dores provocadas pelos exercícios físicos?

Foto: Getty Images

Quando o verão chega, a preocupação por desfilar um corpo sarado aumenta ainda mais. Com isso, muitas mulheres acabam pegando mais pesado nos exercícios físicos e, como consequência, sofrem com as dores musculares no dia seguinte.

Isso acontece porque a musculatura estranha o esforço exagerado. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, professor da Unifesp, em entrevista à revistaBOA FORMA, “qualquer exercício provoca microlesões nos músculos. Uma dor suportável é sinal de que a ginástica fez efeito. No entanto, o exagero pode ocasionar lesões mais sérias”.

Então, para amenizar o problema Turíbio sugere três medidas de emergência:

- Beba bastante líquido: “Quando você se exercita, há uma elevação da temperatura corporal. O organismo perde água e é importante repô-la. A desidratação pode antecipar a fadiga muscular e causar cãibras”.

- Realize uma caminhada leve: “Atividades de baixa intensidade, como andar por 15 minutos, aumentam o fluxo sanguíneo, levando oxigênio e nutrientes á musculatura. Isso alivia o desconforto.”

- Procure se alongar: “Durante a malhação os músculos se contraem. Alongamento leve, massagem e drenagem linfática ajudam então a relaxar a musculatura. Mas não recorra a anti-inflamatórios sem orientação médica. Eles podem mascarar a dor, encobrindo a resposta do corpo”.

(Com reportagem de Christina Biltoveni para a revista BOA FORMA)

CURIOSIDADE: É verdade que os olhos também precisam ser alongados?




Você já deve saber que alongar o corpo é importante e proporciona benefícios à saúde, como a ativação da circulação sanguínea. Mas será que essa dica vale também para os olhos?

De acordo com a fisioterapeuta Maria Emília Mendonça, em entrevista à revista BONS FLUIDOS, existe uma ginástica chamada holística que parte do princípio de que, assim como os outros músculos do corpo, os dos olhos também precisam ser alongados. Para isso bastam alguns movimentos simples:

- Movimente os olhos em diferentes direções, sem fixá-los. Sinta como se estivesse espreguiçando, alongando toda a musculatura interna dos olhos.

- Ao ar livre, mexa os olhos em todas as direções e fixe imagens em diferentes distâncias, desde o horizonte até os planos mais próximos. Isso aumenta a acuidade visual e também acalma.

- Quando ficar muitas horas diante do computador, pisque bastante, isso criará lágrimas adicionais para lubrificar toda a região ocular, que costuma se secar nessas situações.

- Com a cabeça parada, olhe para o teto, para baixo, para a direita e esquerda.

Vale praticar!

Faz muita diferença lavar as mãos só com água ou com água e sabão?



Apesar de ser vista como uma atitude simples, lavar as mãos é um hábito que contribui imensamente para a manutenção da saúde. De acordo com um estudo realizado pelo “Global Hygiene Council”, pessoas com bons hábitos de higiene pessoal, que inclui a lavagem das mãos, possui baixa probabilidade de contrair resfriados e diarreia, resultando em quase três vezes mais chances de ter uma boa saúde.

Isso porque, segundo a Dr. Giuliana Durigon, especialista em Infectologia Pediátrica, os vírus da gripe sobrevivem de 24 a 72 horas em uma superfície, já os da diarreia e da hepatite A duram até 60 dias. Logo, essas práticas higiênicas se destacam como ótimos aliados preventivos de tais doenças.

A dúvida que fica é se a lavagem das mãos somente com água corrente é o suficiente. Embora seja visto como ums fonte de bons odores, o sabonete é sim essencial para uma higiene completa e eficiente. O motivo? O simples uso de água faz com que a região continue com cerca de 23% das bactérias contraídas no ambiente, já a água com sabão faz com que somente 8% das bactérias sobrevivam. Ou seja, vale a pena gastar um tempinho a mais na pia.

Alimentos que fazem o cabelo crescer


Nutricionistas e dermatologistas indicam alimentos que têm o poder de turbinar o crescimento dos cabelos e deixar os fios ainda mais bonitos


Destaque da Matéria

A alimentação interfere na saúde dos fios
Foto: Getty Images

Identifique seus sintomas e descubra o que você deve incluir na alimentação diária para suas madeixas crescerem mais rápido

1. Fios crescem muito devagar

Deficiência*
Manganês, ácido graxo e ômega 6.

Alimentos que suprem a deficiência
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

2. Cabelos secos e quebradiços

Deficiência*
Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.

Alimentos que suprem a deficiência
Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.

3. Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta)

Deficiência*
Cálcio, ácido pantotênico, biotina, zinco, proteínas, selênio.

Alimentos que suprem a deficiência
Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.

4. Fios finos, sem brilho e sem vida

Deficiência*
Cobre, zinco e proteínas.

Alimentos que suprem a deficiência
Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

*Queda de cabelo pode estar relacionada à alimentação. Para ter certeza, consulte um dermatologista

segunda-feira, 5 de setembro de 2011