terça-feira, 24 de maio de 2011
Força do Pensamento
O Livre Arbítrio são escolhas que temos de fazer a cada instante de nossas vidas, e muitas vezes nós não lembramos que nós temos força suficiente para pensarmos o que quisermos a cada momento, a cada pensamento. Se tivermos força de vontade suficiente em todos os momentos, poderemos sempre construir nossos pensamentos.
O que eu quero dizer é que se estivermos pensando algo que não condiz com o que queremos para nós, para nosso presente e futuro, deveremos imediatamente mudar o pensamento para algo que queremos, mesmo que não acreditemos no pensamento naquele momento. Uma circunstancia e uma situação acontece de acordo com a natureza do pensamento. Se pensarmos sempre que conseguiremos algo que almejamos a probabilidade de alcançar a meta aumenta. O pensamento habitual de uma pessoa e a atitude mental predominante, é que determina os padrões de vida desta pessoa. Por exemplo, se a pessoa pensa desde menina quando toma banho com a janela do banheiro aberta o resultado é um resfriado, então ela criou um padrão de pensamento que a acompanhará para o resto de sua vida, criando assim seu próprio futuro. Ver como a mente funciona é ver como será o futuro da pessoa. É óbvio ver o que a pessoa está criando para ela, simplesmente vendo como ela pensa.
Cada pensamento radia uma vibração energética que é magnética por natureza, atraindo para si o objeto pensado. Dependendo da intensidade mental e grau de concentração da pessoa, o pensamento será vitalizado e materializado trazendo para a realidade física o objeto pensado. Uma pessoa que aprende corretamente a direcionar e utilizar os pensamentos selecionando-os constantemente, é capaz de criar e dissipar situações de acordo com a própria vontade. Mais uma vez o livre arbítrio.
Nós podemos controlar nossos próprios pensamentos. Vocês já prestaram atenção que quando queremos que alguém nos telefone, só precisamos começar a pensar nessa pessoa ? Ou se queremos encontrar uma vaga para nosso carro, é só dizermos que sempre encontramos vaga para parar o carro? Eu conheço uma pessoa que me disse que não gosta de ir a Manhattam de carro, porque nunca consegue encontrar uma vaga, que fica rodando horas e se estressa, e acaba brigando com o marido e a vida está sempre mal… você também conhece alguém assim? É aí que podemos ver que muitas pessoas são preguiçosas para disciplinar e controlar o que elas pensam. Muitas pessoas simplesmente não desejam praticar o bastante para desenvolver e manifestar a força natural, que possuímos dentro de nós. Existe um ditado que diz: "Podemos levar o cavalo até a água, mas nós não podemos fazê-lo beber a água." Você gostaria de começar a mudar seus pensamentos?
Uma pessoa disse que mesmo sabendo há muito tempo o valor do pensamento positivo, ainda assim ela não era capaz de pensar positivamente o tempo todo, e assim pensamentos e coisas indesejáveis continuarão acontecendo com ela.
Não é verdade que nós não somos capazes de pesar positivamente. É verdade no caso de uma criança ou no caso de uma pessoa afetada mentalmente, mas todos os outros seres humanos têm a capacidade de pensar positivamente se eles quiserem. A questão é QUERER - que é desenvolvido através de disciplina e prática persistente. A prática do pensamento positivo não poderá ser desenvolvida somente experimentado hoje ou amanhã. Ela acontece com a prática regular. Pensamento negativo é apenas um mal hábito. Através da Força de Vontade podemos substituir o hábito de pensar negativamente pelo hábito de pensar positivamente, e como resultado nossa vida se transforma. Podemos utilizar vários meios de nos lembrarmos disso, podemos colocar bilhetes para nós mesmos espalhados pela casa, no escritório, no carro. Podemos pedir aos amigos que nos corrijam se falarmos algo negativo, podemos criar uma homepage só para nós, e entrarmos on-line todos os dias e convidarmos amigos para falar sobre o assunto. Você teria alguma outra idéia? Gostaria de escrever para mim? Fazer a sua sugestão?
Outra coisa boa seria uma Terapia, para que você possa ouvir a sua própria voz pelo menos uma vez por semana. Quem sabe até um diário? Afinal de contas nós devemos desejar sempre sermos o mestre de nossa mente, mesmo quando nós não estamos com vontade ou se alguma preocupação ou medo nos deixam tão obcecados, que pensar positivamente simplesmente não parece relevante. Temos que estar atentos, para sempre "lembrarmos". Alguns padrões de negativismo tem raízes muito fortes.
Quando temos uma de nossas preocupações favoritas, nós gostamos de nos envolver realmente nela. Parece tão real e é tão natural nos preocuparmos com ela, que ao invés de simplesmente substituí-la por um pensamento positivo, damos tanta força para esta preocupação, que ela passa a ser parte de nós. E, se esta parte é forte o bastante nós damos prioridade a ela, ao invés de darmos prioridade em mantermos o pensamento positivo, nós simplesmente autorizamos a preocupação prevalecer. Nós temos o poder de dirigir nossa mente para outros pensamentos mais leves, mas poucos de nós temos disciplina o bastante para fazê-lo. Se deixarmos por conta de nossas mentes, elas farão inúmeros melodramas todos os dias. Mesmo assim nós temos a força de não pensarmos nada, e todavia tudo que pensamos será verdadeiro para nós.
Um EXERCÍCIO muito fácil que você poderá experimentar sozinho, é o seguinte:
Faça uma lista de pensamentos da área de sua vida que você gostaria de fortalecer. Use sempre o verbo no presente, como se já fosse um fato. Repita esta lista constantemente até conquistar o seu objetivo. Você poderá também gravar e ouvir a fita durante à noite enquanto estiver dormindo. A gravação deverá ser feita com a sua própria voz ou com a voz de uma pessoa que tenha muita influência sobre você, como por exemplo sua mãe ou seu pai.
Na figura acima , o yogui Babaji encontra-se em posição de meditação. A prática da meditação também é um excelente auxiliador no controle dos nossos pensamentos, já que relaxa e disciplina a nossa mente.
Aqui vai uma lista de AFIRMAÇÕES para você, mas não deixe de criar a sua própria lista:
Eu sou o mestre de minha vida.
Eu mereço o melhor na vida.
Eu sou capaz.
Eu sou a Divina manifestação de Deus.
Eu tenho saúde.
Eu sempre consigo o que almejo.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
domingo, 15 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Ansiedade e o Transtorno de Ansiedade Generalizada
Segundo o DSM-IV, manual de classificação psiquiátrica americano, existem vários transtornos ansiosos dos quais fazem parte o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, os transtornos fóbico-ansiosos, o transtorno obsessivo compulsivo, entre outros. Pretendo elucidar a diferença entre eles, começando pelo transtorno de ansiedade generalizada.
A ansiedade é um estado emocional, sentido como antecipação de problemas, quase que um medo ou apreensão em relação ao futuro. As manifestações objetivas da ansiedade não são específicas, e existem sintomas somáticos e psíquicos indicativos da ansiedade.
Um estado ansioso pode ser normal ou patológico. De fato, todos sentem ansiedade quando se vêem diante de uma situação difícil ou estressante. Não existe mal nenhum em planejarmos para o futuro. Se por precaução refletimos, e buscamos uma solução para um problema, isso pode ser produtivo para o nosso desempenho, ou seja a ansiedade é um estado normal e é até necessária para a boa adaptação do indivíduo.
Entretanto, a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivíduo a experimenta de maneira desproporcional, relacionada a preocupações excessivas e não realistas, em situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é caracterizado por uma ansiedade persistente e generalizada, que não ocorre exclusivamente numa determinada situação. Nesse caso, os sintomas chave são o medo e uma preocupação exagerada, desproporcional e difusa com em relação ao futuro, que acomete essas pessoas o tempo todo, gerando mal estar físico e psíquico. Essas pessoas estão sempre preocupadas e antecipando possíveis desgraças e catástrofes consigo ou com seus familiares.
Com o que não deve ser confundido:
- Com o transtorno do pânico, pois embora no transtorno do pânico os pacientes também experimentem estados de ansiedade prolongada entre uma crise e outra, os pacientes de ansiedade generaliza não apresentam crises de pânico e sim estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso.
- Com a fobia social pois, embora esse transtorno tenha a ansiedade como um sintoma significativo, sua principal característica é o isolamento social a que o fóbico social acaba se impondo, o que não ocorre no transtorno de ansiedade generalizada.
O indivíduo que sofre de transtorno de ansiedade generalizada pode apresentar os seguintes sintomas:
-Tendência a cansar-se com facilidade;
-Hipervigilância,
-Sensação de que está no limite do nervosismo;
-Dificuldade de concentração e freqüentes esquecimentos;
-Irritabilidade;
-Tensão muscular;
-Dificuldade para adormecer ou sono insatisfatório;
-Preocupação com a possibilidade de doença grave ou acidente embora não existam indicativos de que essas coisas possam vir a acontecer;
-Tendência a assustar-se com facilidade e de forma intensa sem motivos justificáveis;
-Em alguns casos podem ocorrer sintomas físicos como: boca seca, mãos ou pés úmidos, enjôos ou diarréia, aumento da freqüência urinária, sudorese excessiva, dificuldade de engolir ou sensação de um bolo na garganta;
Vale a pena ressaltar, que esses artigos têm como objetivo, elucidar e informar o publico: não são ferramentas para diagnóstico. Se você se identifica com alguns destes sintomas, procure a ajuda de um profissional.
Beatriz Accioly