sábado, 24 de setembro de 2011

CORPO: Como amenizar as dores provocadas pelos exercícios físicos?

Foto: Getty Images

Quando o verão chega, a preocupação por desfilar um corpo sarado aumenta ainda mais. Com isso, muitas mulheres acabam pegando mais pesado nos exercícios físicos e, como consequência, sofrem com as dores musculares no dia seguinte.

Isso acontece porque a musculatura estranha o esforço exagerado. Segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, professor da Unifesp, em entrevista à revistaBOA FORMA, “qualquer exercício provoca microlesões nos músculos. Uma dor suportável é sinal de que a ginástica fez efeito. No entanto, o exagero pode ocasionar lesões mais sérias”.

Então, para amenizar o problema Turíbio sugere três medidas de emergência:

- Beba bastante líquido: “Quando você se exercita, há uma elevação da temperatura corporal. O organismo perde água e é importante repô-la. A desidratação pode antecipar a fadiga muscular e causar cãibras”.

- Realize uma caminhada leve: “Atividades de baixa intensidade, como andar por 15 minutos, aumentam o fluxo sanguíneo, levando oxigênio e nutrientes á musculatura. Isso alivia o desconforto.”

- Procure se alongar: “Durante a malhação os músculos se contraem. Alongamento leve, massagem e drenagem linfática ajudam então a relaxar a musculatura. Mas não recorra a anti-inflamatórios sem orientação médica. Eles podem mascarar a dor, encobrindo a resposta do corpo”.

(Com reportagem de Christina Biltoveni para a revista BOA FORMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário