sábado, 24 de setembro de 2011

Faz muita diferença lavar as mãos só com água ou com água e sabão?



Apesar de ser vista como uma atitude simples, lavar as mãos é um hábito que contribui imensamente para a manutenção da saúde. De acordo com um estudo realizado pelo “Global Hygiene Council”, pessoas com bons hábitos de higiene pessoal, que inclui a lavagem das mãos, possui baixa probabilidade de contrair resfriados e diarreia, resultando em quase três vezes mais chances de ter uma boa saúde.

Isso porque, segundo a Dr. Giuliana Durigon, especialista em Infectologia Pediátrica, os vírus da gripe sobrevivem de 24 a 72 horas em uma superfície, já os da diarreia e da hepatite A duram até 60 dias. Logo, essas práticas higiênicas se destacam como ótimos aliados preventivos de tais doenças.

A dúvida que fica é se a lavagem das mãos somente com água corrente é o suficiente. Embora seja visto como ums fonte de bons odores, o sabonete é sim essencial para uma higiene completa e eficiente. O motivo? O simples uso de água faz com que a região continue com cerca de 23% das bactérias contraídas no ambiente, já a água com sabão faz com que somente 8% das bactérias sobrevivam. Ou seja, vale a pena gastar um tempinho a mais na pia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário