sábado, 24 de setembro de 2011

Saúde <-> Higiene: É possível contrair alguma doença ao sentar em sanitários públicos?


Se existe uma lição muito comum à maioria das mulheres é a de não sentar no vaso sanitário, quando se trata de um banheiro público. Mas será mesmo que esse contato gera algum tipo de risco à saúde?

De acordo com o ginecologista Fábio Russomano, da Fundação Oswaldo Cruz, em entrevista à revista NOVA, as chances de se contrair alguma DST é muito remota nesse caso. “Encostar-se a um local contaminado não determina a infecção, já que o vírus precisa penetrar nas camadas mais profundas da mucosa que reveste o colo uterino ou da pele”, explica. Além disso, a mulher não chega a encostar a vagina no local.

Entretanto, apesar das doenças ginecológicas estarem descartadas, as dermatológicas não estão. Micoses ou infecções de pele podem aparecer devido ao contato com fungos ou bactérias. Por isso, continua sendo importante não sentar e, se possível, usar os protetores descartáveis de acento.

Vale lembrar ainda de passar sempre o papel higiênico da frente para trás. Esse acerto na direção evita que você mesma carregue resíduos fecais para a vagina e a uretra, provocando infecções. “Em apenas 1 grama de fezes temos 1 bilhão de bactérias, inofensivas, desde que não tenham acesso ao canal urinário”, explica o Dr. Marcos Caseiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário