quarta-feira, 21 de julho de 2010

qualidade de vida: Desmotivação....o que leva a isso?

Razões para desencadear a desmotivação nas pessoas são diversas

Rodrigo Herrero, da Redação do Portal www.padremarcelo.com.br

Esta entrevista está disponível em http://www.padremarcelo.com.br/?system=News&action=ler&id=8089



A desmotivação é um belo breque no nosso dia a dia. Algo não dá certo, uma expectativa é quebrada, um sonho não alcançado, ou, simplesmente, um dia em que você não acordou bem, são elementos que podem trazer a desmotivação para o seu cotidiano.

A falta de muitas coisas que desejamos ou esperamos é o que torna a desmotivação um prato cheio para entravar ainda mais nossa vida. E para falar melhor sobre o tema, o Portal Pe. Marcelo Rossi entrevistou por e-mail a psicóloga Claudia D'Andretta. Leia a conversa na íntegra.

Portal Pe. Marcelo Rossi - Qual é a característica que indica uma pessoa estar desmotivada?
Claudia D'Andretta
-
O desmotivado é pessimista, preguiçoso e não está pronto para nada. Não vê ganhos em suas ações e se sente desvalorizado. Até em serviços mais simples vê empecilhos e, o principal, é que tem certeza de que qualquer esforço o levará a lugar algum.

Portal Pe. Marcelo Rossi - O que leva as pessoas a ficarem desmotivadas?
Claudia D'Andretta -
Inadequação ou falta de recompensas, reconhecimentos, elogios e falta de amor pela vida e pelo que faz trazem a qualquer um a desmotivação. A própria palavra DES + MOTIVAÇÃO já se explica por si só. Quem está nesta condição não tem MOTIVO para levar adiante determinada ação. Nossa vida é permeada por alegrias, desejos, satisfações, frustrações e tristezas. Que pode desencadear a desmotivação é a prevalência de sentimentos negativos sobre os positivos. É também um sintoma de transtornos mentais como a depressão e a melancolia, que provocam um rebaixamento da energia vital.

Portal Pe. Marcelo Rossi - Desmotivação e desânimo podem ser considerados a mesma coisa? Se não, o que difere um do outro?
Claudia D'Andretta -
A desmotivação é a falta de interesse em algo e o desânimo é mais profundo, está ligado ao espírito à pulsão de vida e à vontade. O desânimo pode ser uma das causas da desmotivação.

Portal Pe. Marcelo Rossi - A vida é feita de sonhos, muitas vezes, difíceis de serem alcançados. A não-realização daquele sonho é o que pode desmotivar a pessoa e fazê-la esquecer das outras coisas importantes de sua vida? Como evitar isso?
Claudia D'Andretta
-
Tudo depende do grau de importância dado ao sonho não realizado e do grau de tolerância a frustrações que o indivíduo possui. Normalmente, diante de uma perda, entramos em estado de luto e leva um tempo para que a pessoa se engaje em outro objetivo e se sinta motivada novamente. Cada pessoa elabora um processo de luto diferente, uns levam mais tempo, outros menos. É bom estar ciente de que a vida tem seus altos e baixos e é permeada por fases. Um único problema afetar todos os aspectos da vida de alguém não é saudável.

Portal Pe. Marcelo Rossi - Como é possível identificar que uma pessoa próxima está desmotivada?
Claudia D'Andretta -
Raramente se vê alguém completamente desmotivado, sempre há uma ligação com algum tipo de ação. Estas pessoas não têm interesse em realizar nada e muitas vezes não sabe a causa dessa desmotivação. São negativistas e não têm expectativas positivas. Muitas vezes também tem sua fé enfraquecida.

Portal Pe. Marcelo Rossi - Qual a importância da motivação no ambiente de trabalho?
Claudia D'Andretta -
A motivação é o ingrediente principal no ambiente de trabalho. A partir dela o profissional se mobiliza a buscar resultados bons e ser reconhecido. A motivação também é de responsabilidade da empresa, pois a falta dela certamente causará prejuízos.

Portal Pe. Marcelo Rossi - A falta de motivação, expectativa dentro de uma empresa costuma ser apontado como uma das causas do baixo rendimento profissional. Como reverter isso?
Claudia D'Andretta -
Para que não falte motivação em grandes empresas, por exemplo, são implantadas promoções, políticas de participação nos lucros e resultados e recompensas. No caso de pequenas empresas, o reconhecimento do trabalho competente não se fixa somente em bonificações em dinheiro, mas também podem ser providos dias de folga, viagens, festas ou apenas o cumprimento do chefe.

Portal Pe. Marcelo Rossi - A desmotivação pode ser um passo para a depressão?
Claudia D'Andretta -
Não necessariamente, pois pouco ocorre desmotivação geral em alguém, ela sempre vai estar ligar a um determinado aspecto da vida. A depressão é falta de energia vital e esta sim poderá ser a causa da desmotivação. A depressão se estende à pessoa como um todo.

Portal Pe. Marcelo Rossi - O que a senhora indicaria para uma pessoa que se encontra desmotivada?
Claudia D'Andretta -
Primeiro, identificar a fonte da desmotivação e logo modificá-la para algo atrativo. O emprego, estudo, rotina diária, seja o que for, tudo é passível de mudança, afinal somos seres humanos e gozamos do livre arbítrio. A fé também é crucial para motivarmos, e, como diz em Hebreus 11:1, Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário